![]() | A maneira como a embraiagem do tipo centax é ajustada varia muito de pessoa para pessoa , mas uma centax mal regulada alem de limitar a performance gera um desgaste prematuro . |
Neste artigo, tenta-se dar uma orientação sobre este assunto que se pensa ser a mais correcta. | ![]() |
A vantagem principal de uma embraigem do tipo Centax é a sua facilidade de se ajustar, alem de apresentar mais resistência. Pode simplesmente com uma chave allen através do furo no sino da embreagem ajustar a tensão na mola principal, estes ajustes são rápidos e precisos, por outro lado, ao monta-lá é muito importante calçá-la corretamente para obter funcionamento perfeito e a maior vida util dos componentes da embraiagem. Uma embraiagem montada de maneira imprópria pode resultar no deslizamento excessivo das sapatas, no acoplamento muito cedo ou demasiadamente atrasado , compromentendo a performance e suas peças, principalmente o thrustbearing.
A centax apesar da muitos componentes é facil de ser montada.
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No momento de montar a embraiagem temos de tomar alguns cuidados, como segue:
- As medidas de abertura da embreagem (clutch gap) deve ficar entre 0,40 á 0,90mm.Este é o movimento da sapata até o acoplamento no sino de embreagem.
- O jogo de extremidade entre 0,05mm á 0,20mm (end play).Este é o movimento do sino ao longo do virabrequim.
- Lubrificar sempre o rolamento de encosto com massa consistente apropriada, normalmente grossa.
- O rolamento de encosto tem duas anilhas grossas e escavas ... uma com um diâmetro interno maior que a outra .A com diâmetro interno grande deve ficar do lado da campânula / sino .
Montagem da Centax
Anilha e o cone da flywheel, A anilha, geralmente de 0,35 á 0,50mm protege o rolamento do motor .O cone dá vida á flywheel ou volante de motor. | ![]() |
![]() | Colocação do flywheel e o Engine Nut, fixando firmemente. |
Montar as sapatas centrífugas (centrifugal shoes). | ![]() |
![]() | Colocar o prato da sapata, verificando se ele esta livremente entre os pinos do flywheel.Colocar a sapatas ou maxilares e em seguida o Spring Cup. |
Montar a mola e a porca de mola | ![]() |
Retirar o sino da embreagem, colocar o rolamento interno e fazer o ajuste do end play, com anilhas finas até que tenha um end play em torno de 0,05 á 0,20mm, as anilhas são colocadas logo na frente do clutch nut. Obs.: Alguns pilotos não fazem este ajuste, com isso o end play fica exatamente a medida do clutch gap, outros pilotos apenas colocam anilhas até o sino girar livremente apenas afastando o minimo possivel a sapata do sino de embreagem independente da medida final de end play.
Ajustes da Centax
1-Ajuste da mola principal
A tensão da mola pode ser regulada através da porca na extremidade do engine nut. Geralmente parte de 1mm de aperto, o ajuste fino pode ser feito com a embreagem ja montada, pois a maioria dos sinos vem com um orifício que permite apertar ou soltar a mola.
Um ajuste mais apertado da mola da embraiagem fará com que a embraiagem acople mais tarde em um RPM maior, desta forma terá melhor rendimento final porem o carro ficará mais difícil de pilotar , este tipo de ajuste é indicado para pista com alta tração e pistas onde a aceleração rápida é fundamental, cuidado que um aperto demasiado faz com que a sapata derrape no sino, perdendo rendimento e desgaste excessivo dos componentes.
2-Ajuste do clutch gap
Clutch gap ou abertura da embreagem é o movimento da sapata até o acoplamento no sino de embreagem.
Deve haver aproximadamente de 0,40 á 0,90mm de clutch gap.
Na imagem, o clutch gap é a diferença entre os valores A e B e este valor é ajustado com anilhas |
Uma maior abertura gera um acoplamento mais duro, mais repentino. Melhor em pistas mais larga e com tração elevada. Uma abertura muito maior da embreagem põe o stress adicional sobre os componentes da embreagem em especial no thrust.
Uma abertura menor da embraiagem causa um acoplamento mais macio e uma acceleração mais regular . Ideal em pistas estreitas e com baixa tração. Uma abertura demasiado pequena da embraiagem pode resultar no desgaste prematuro da sapata da embraiagem.
Muitas vezes a medida que mudamos o clutch gap temos que compensar no ajuste de tensão da mola da embreagem.
3-Ajuste do End play
End play ou jogo de extremidade é o movimento do sino .
Deve haver aproximadamente de 0,15 á 0,20mm de end play.
Demasiada folga lateral causará mais desgaste no thrust, pois antes do acoplamento cria-se uma força que é aplicada no thrust antes de suas placas estarem agrupadas totalmente.
Ficou ainda com duvidas ? mais um artigo de montagem da centax aqui
Ficou ainda com duvidas ? mais um artigo de montagem da centax aqui






















Muito bom artigo. Muito preciso e detalhado para qualquer utilizador.
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