Os escapes são desenvolvidos para dar o maximo de rendimento em todas as variações de rotações que um motor produz.
Os escapes fabricados atualmente são desenvolvidas em conjunto com o motor, assim ja temos o maximo de aproveitamento de RPM, alternando apenas o comprimento entre o escape e o colector dependendo da caracteristica do escape, desta forma parte-se do princípio que o melhor escape é aquele fabricado na mesma geração e da mesma marca do motor, porem se houver condições de testar outros melhor ainda.
![]() | Sistema Escape+união+colector (esquerda) Sistema Inline (direita) | ![]() |
Alongando o escape , teremos mais torque em baixa rotação e menos RPM final, enquanto que encurtando o sistema teremos menos torque em baixas e mais RPM final.
O sistema Inline é o mais utilizado atualmente, devido sua fiabilidade e facilidade de utilização . Existem 3 opções de tamanho do colector: Curto, Médio e Longo.
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O comprimento ideal do escape é aquele que faz com o gás quente dentro do esacpe retorne para a janela , criando uma parede que impede que o gás frio da admissão saia por esta janela e seja totalmente utilizado na queima no momento da compressão, esta sintonia é vital para o excelente rendimento do motor.
Os escapes possuem duas câmaras, a 1ª é formada pelos dois cones contrapostos e a 2ª é formada pelo cilindro por onde saem os gases do motor que é soldado no cone interno do escape . O abafamento do ruído é feito na 2ª câmara e os furos que existem no cone interno servem para otimizar o fluxo dos gases sem aumentar o ruído.
Existem vários formatos e estes furos no cone interno variam em quantidade e diâmetro. A pressão na 1ª câmara é maior e varia mais rápido com a rotação do motor enquanto que a pressão na 2ª câmara é menor e mais constante.
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O tamanho da mangueira de combustivel também tem influencia no rendimento, o ideal é que a pressão dentro do tanque seja a mesma da pressão dentro do escape , isto gera uma carburação mais constante, visto que esta pressão ajuda a empurrar o combustível para dentro do carburador. Se a mangueira de pressurização for muito longa ou com o diâmetro interno muito pequeno a pressão dentro do tanque e dentro da pipa não se equilibram imediatamente, podendo ocasionar falha na carburação. Geralmente o comprimento utilizado é entre 15 á 20cm. Uma mangueira muito curta gera maior consumo de combustivel, utiliza-se o limite maximo da mangueira pois assim tem um aumento de autonomia porem a regulagem de baixa e marcha lenta fica crítica devido a diminuição da pressão exercida no tanque.












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