O que é um dig?
Um dig é um dispositivo ligado em algum lugar no sistema de transmissão que desliga a traseira ou a dianteira para permitir que um tipo especial de manobra.
Existem tipicamente 3 modos de funcionamento no dig : 4WD, bloqueado e desbloqueado .
DIG bloqueado :
Deslocando o dig para ficar com a traseira bloqueada é semelhante a aplicar o travão de mão num veículo de 1:1 , quando o acelerador é aplicado, os pneus dianteiros tendem a escorregar e se houver qualquer ângulo de viragem das rodas dianteiras, o veículo será pivô nesse sentido, permitindo rodar sobre si próprio , no rock crawler isto permite que numa distancia curta e num trajecto apertado se possa mudar de direcção com grande facilidade permitindo alinhar o carro convenientemente para o próximo obstáculo sem necessidade de fazer grandes manobras e usar a marcha-atrás que como se sabe é penalizador numa prova.
Numa outra situação em que o dig é útil por exemplo é numa subida íngreme , o dig pode ser usado para ajudar a subir um obstáculo vertical próximo, permitindo que as rodas da frente "mordam" mais na rocha e certa altura pode-se passar para 4wd e as rodas traseiras funcionam como um um "boost" empurrando o chassis para cima.
Tambem em descidas ingremes a utilização do dig poderá ser util já que as rodas traseiras impedem o carro de descer rapidamente mantendo a tracção traseira arrastando as rodas suavemente na descida o que minimiza o risco de dar uma cambalhota .
DIG Desbloqueado:
Esta posição não é tão frequente já que exige que se tenha um rádio de 3 canais , pode tambem ser usada em subidas íngremes já que a tracção traseira numa subida tem o efeito de levantar as rodas da frente reduzindo a tracção dianteira e havendo o risco de cambalhota , nesta técnica o truque é rapidamente passar de desbloqueado para 4wd quando as rodas da frente começam a subir com mais força senão o peso da parte traseira pode arrastar o carro para baixo , tal como tudo nem sempre nem nunca , há situações em que a subida deve ser feita em 4wd , outras com dig bloqueado e outras desbloqueado .
Outra situação em que é util usar o dig desbloqueado é nas abordagens laterais , quando o carro está inclinado de lado , a força da traseira tende a subir o centro de gravidade e de rotação pelo se deve desligar a transmissão traseira .
Existem dois tipos de sistemas de dig :
Electricos: utilizados em crawlers que tem eixos independentes com motor atrás e á frente , visto que não tem transmissão central , o efeito do dig é realizado electronicamente , os digs mais populares são da Punk Rc e da team novak .
Mecanicos: utilizados em crawlers com transmissão central , onde é utilizado um servo que bloqueia/ desbloqueia o eixo de transmissão.
Existem basicamente estas opções no mercado falando apenas de Digs mecanicos :
DNA/VF (DNA300HD)
Um dig é um dispositivo ligado em algum lugar no sistema de transmissão que desliga a traseira ou a dianteira para permitir que um tipo especial de manobra.
Existem tipicamente 3 modos de funcionamento no dig : 4WD, bloqueado e desbloqueado .
- 4WD, todas as 4 rodas giram como o fazem sem dig
- Em roda livre, dig desbloqueado, o eixo do dig desconecta-se , um dos eixos geralmente o traseiro fica livre sem transmissão e o outro funciona normalmente.
- Bloqueado, o eixo do dig é mantido preso sem mexer , como se fosse aplicado um travão às rodas
DIG bloqueado :
Deslocando o dig para ficar com a traseira bloqueada é semelhante a aplicar o travão de mão num veículo de 1:1 , quando o acelerador é aplicado, os pneus dianteiros tendem a escorregar e se houver qualquer ângulo de viragem das rodas dianteiras, o veículo será pivô nesse sentido, permitindo rodar sobre si próprio , no rock crawler isto permite que numa distancia curta e num trajecto apertado se possa mudar de direcção com grande facilidade permitindo alinhar o carro convenientemente para o próximo obstáculo sem necessidade de fazer grandes manobras e usar a marcha-atrás que como se sabe é penalizador numa prova.
Numa outra situação em que o dig é útil por exemplo é numa subida íngreme , o dig pode ser usado para ajudar a subir um obstáculo vertical próximo, permitindo que as rodas da frente "mordam" mais na rocha e certa altura pode-se passar para 4wd e as rodas traseiras funcionam como um um "boost" empurrando o chassis para cima.
Tambem em descidas ingremes a utilização do dig poderá ser util já que as rodas traseiras impedem o carro de descer rapidamente mantendo a tracção traseira arrastando as rodas suavemente na descida o que minimiza o risco de dar uma cambalhota .
DIG Desbloqueado:
Esta posição não é tão frequente já que exige que se tenha um rádio de 3 canais , pode tambem ser usada em subidas íngremes já que a tracção traseira numa subida tem o efeito de levantar as rodas da frente reduzindo a tracção dianteira e havendo o risco de cambalhota , nesta técnica o truque é rapidamente passar de desbloqueado para 4wd quando as rodas da frente começam a subir com mais força senão o peso da parte traseira pode arrastar o carro para baixo , tal como tudo nem sempre nem nunca , há situações em que a subida deve ser feita em 4wd , outras com dig bloqueado e outras desbloqueado .
Outra situação em que é util usar o dig desbloqueado é nas abordagens laterais , quando o carro está inclinado de lado , a força da traseira tende a subir o centro de gravidade e de rotação pelo se deve desligar a transmissão traseira .
Existem dois tipos de sistemas de dig :
Electricos: utilizados em crawlers que tem eixos independentes com motor atrás e á frente , visto que não tem transmissão central , o efeito do dig é realizado electronicamente , os digs mais populares são da Punk Rc e da team novak .
Mecanicos: utilizados em crawlers com transmissão central , onde é utilizado um servo que bloqueia/ desbloqueia o eixo de transmissão.
Existem basicamente estas opções no mercado falando apenas de Digs mecanicos :
DNA/VF (DNA300HD)
RC4WD R2 with Dig (X-0361 aberto, X-0493 fechado)
Apenas uma recomendação importante , quando estiver a trimar o servo para usar o dig tenha em atenção em colocar o Travel Adjust ou EPA em 20-25% antes de ligar o servo , só depois faz os ajustes necessários , isto porque estes valores colocados a 100% podem queimar rápidamente um servo .
Apenas uma recomendação importante , quando estiver a trimar o servo para usar o dig tenha em atenção em colocar o Travel Adjust ou EPA em 20-25% antes de ligar o servo , só depois faz os ajustes necessários , isto porque estes valores colocados a 100% podem queimar rápidamente um servo .



Muito bom trabalho... Informação bem arrumada e util.
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