Photobucket

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O que é , para que serve um Dig




O que é um dig?
Um dig é um dispositivo ligado em algum lugar no sistema de transmissão  que desliga a traseira ou a dianteira para permitir que um tipo especial de manobra.


Existem tipicamente 3 modos de funcionamento no dig : 4WD, bloqueado e desbloqueado  .
  1. 4WD, todas as 4 rodas giram como o fazem sem dig 
  2. Em roda livre, dig desbloqueado, o eixo do dig desconecta-se , um dos eixos geralmente o traseiro fica livre sem transmissão e o outro funciona normalmente.
  3. Bloqueado, o eixo do dig é mantido preso sem mexer , como se fosse aplicado um travão às rodas
Normalmente é necessário um servo adicional e um rádio de 3 canais de forma a sermos capazes de mudar o dig entre as 3 posições (se o rádio está equipado apenas com uma posição 2 e 3 do canal, como a TQ3 Traxxas pode perder uma das 3 posições, geralmente roda livre , em contrapartida o dx3r permite por exemplo ter essas 3 posições à distancia de um clique.





DIG bloqueado :


Deslocando o dig para ficar com a  traseira bloqueada é semelhante a aplicar o travão de mão num veículo de 1:1 , quando o acelerador é aplicado, os pneus dianteiros tendem a escorregar e se houver qualquer ângulo de viragem das rodas dianteiras, o veículo será pivô nesse sentido, permitindo rodar sobre si próprio , no rock crawler isto permite que numa distancia curta e num trajecto apertado se possa mudar de direcção com grande facilidade permitindo alinhar o carro convenientemente para o próximo obstáculo sem necessidade de fazer grandes manobras e usar a marcha-atrás que como se sabe é penalizador numa prova.


Numa outra situação em que o dig é útil por exemplo é numa subida íngreme  , o dig pode ser usado para ajudar a subir um obstáculo vertical próximo, permitindo que as rodas da frente "mordam" mais na rocha e certa altura pode-se passar para 4wd e as rodas traseiras funcionam como um um "boost" empurrando o chassis para cima.


Tambem em descidas ingremes a utilização do dig poderá ser util já que as rodas traseiras impedem o carro de descer rapidamente mantendo a tracção traseira arrastando as rodas suavemente na descida o que minimiza o risco de dar uma cambalhota .





DIG Desbloqueado:


Esta posição não é tão frequente já que exige que se tenha um rádio de 3 canais , pode tambem ser usada em subidas íngremes já que a tracção traseira  numa subida tem o efeito de levantar as rodas da frente reduzindo a tracção dianteira e havendo o risco de cambalhota , nesta técnica o truque é rapidamente passar de desbloqueado para 4wd quando as rodas da frente começam a subir com mais força senão o peso da parte  traseira pode arrastar o carro para baixo , tal como tudo nem sempre nem nunca , há situações em que a subida deve ser feita em 4wd , outras com dig bloqueado e outras desbloqueado .


Outra situação em que é util usar o dig desbloqueado é nas abordagens laterais , quando o carro está inclinado de lado , a força da traseira tende a subir o centro de gravidade e de rotação pelo se deve desligar a transmissão traseira .





Existem dois tipos de sistemas de dig :


Electricos: utilizados em crawlers que tem eixos independentes com motor atrás e á frente , visto que não tem transmissão central , o efeito do dig é realizado electronicamente , os digs mais populares são da Punk Rc e da team novak .





Mecanicos: utilizados em crawlers com transmissão central , onde é utilizado um servo que bloqueia/ desbloqueia o eixo de transmissão.





Existem basicamente estas opções no mercado falando apenas de Digs mecanicos :
DNA/VF (DNA300HD)
Eritex (HRD 3.1)
Vanquish Products (Hurtz Shifter 3 Position)
Hot Racing (SCP39L01)
CKRC FT (CK1006)
3Racing (AX10-29)
Montrucks Dual Dig (MT Dual Dig)
RC4WD R2 with Dig (X-0361 aberto, X-0493 fechado)


Apenas uma recomendação importante , quando estiver a trimar o servo para usar o dig tenha em atenção em colocar o Travel Adjust ou EPA em 20-25% antes de ligar o servo , só depois faz os ajustes necessários , isto porque estes valores colocados a  100% podem queimar rápidamente um servo .


1 comentário: