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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Preparação básica de um slot car

Não sendo de forma nenhuma um especialista nem querendo entrar no mundo da competição deixo aqui algumas coisas básicas que se devem fazer quando se compra um slot car , tudo isto melhora o comportamento do carro e sem gastar quase um tostão , mais do que ensinar alguma coisa a alguém pretende-se espevitar a atenção ao pessoal iniciado ou que possa vir a ser :



Primeira coisa a fazer , rodagem do motor , sim não leram mal , todos os motores de escovas em qualquer escala devem ser rodados , como tudo há varios métodos , pessoalmente mergulho o motor em agua fria ou alcool e deixo-o a correr 60-90 minutos a 5-6V

Observar se os pneus não batem na carroçaria , caso aconteça devem ser lixados , conforme o caso tanto se pode desgastar o pneu como a carroçaria



:arrow: Os pneus traseiros devem ser sempre lixados para aumentar a aderencia e eliminar imperfeições bem como arredondar os bordos , para isso usa-se uma folha de lixa que se pousa na pista , coloca-se o carro em cima no sentido oposto e dá-se gás , o desgaste deve ser ligeiro , assim:


Tambem as jantes devem ser polidas por dentro de preferência com uma dremel de forma a eliminar imperfeições no plástico

Deve-se eliminar barulhos desnecessários , veja se a carroçaria tem partes soltas que vibram e cole-as com super cola ou cianoacrilato

O motor tem que ser imobilizado no chassis para minimizar a vibração , em certos casos terá tendência para rodar e até sair do lugar , uma forma simples é usar fita adesiva extra forte :



ou cola quente :



Pessoalmente gosto de usar cola de cianoacrilato , cola muito bem e quando se quer tirar "parte" e consegue tirar toda do chassis sem estragar , um pouco de cola nos encaixes do motor e já está




As chumaceiras também devem ser coladas para que não rodem com os eixos nem vibrem , tambem uso cianoacrilato


Um pouco de massa consistente na cremalheira e pinhão , oleo nos eixos e já está


 Dois truques que ajudam muito , desapertem um pouco os parafusos que unem a carroçaria ao chassis para que a carroçaria oscile para um lado e para o outro , isto permite alcançar maior estabilidade em curva , outra coisa que as vezes nos damos conta é que os pneus da frente fazem o carro sair da pista , neste caso podemos lixa-los ou até retira-los das jantes o que não é bonito , uma boa alternativa é colar um pouco de fita isoladora nos pneus alcançando assim "0 grip" a frente e o problema fica resolvido .
A fita isoladora tambem pode ser usada para dar umas traseiradas nas curvas , coloquem apenas num pneu, o que fica por fora da maior parte das curvas atrás , não é eficiente mas é muito divertido , uma espécie de drift ...

Apartir daqui temos um carro minimamente preparado e podemos pensar em lhe meter uns upgrades , cremalheiras e pinhões de competição , jantes em alumínio , pneus adequados a pista , motores xpto , etc , etc , enfim há uma panóplia de acessórios disponíveis de varias marcas desde que queiram gastar dinheiro , abraço

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