Pneus são sempre o primeiro elemento na afinação de um carro. Se tiveres os pneus certos, tens 90% (do necessário)
Molas
Molas mais rijas fazem com que se sinta que o carro tem mais resposta, mais directo.
Elas também ajudam o carro a saltar um pouco melhor e mais alto.
Molas mais duras são adequadas para pistas de grande tracção, que não sejam muito "esburacadas".
Molas mais macias são melhores para pistas não tão "esburacadas".
Elas fazem também com que se sinta que o carro tem um pouco mais de tracção, mesmo em condições de pouca aderência.
Frente mais rija
O carro tem menos tracção dianteira e menos direcção. É mais difícil fazer o carro curvar, o raio de viragem é maior e o carro tem menos direcção ao sair das curvas.
O carro irá saltar melhor e talvez um pouco mais longe.
Em pistas de grande tracção, é geralmente benéfico tornar a frente mais dura, ainda mais que a traseira. Isto faz o carro mais fácil de guiar e mais rápido.
Frente mais macia
O carro tem mais direcção, especialmente durante (a meio) e à saída das curvas.
Molas dianteiras que sejam muito macias podem fazer com que o carro "afunde" (de nariz) e vire, e elas também o fazem reagir mais devagar.
Traseira mais rija
O carro tem mais direcção, durante e à saída das curvas. Isto é mais notório em curvas longas e rápidas.
Mas a tracção traseira é reduzida.
Traseira mais macia
O carro tem geralmente mais tracção traseira, tanto em curvas como em zonas mais sinuosas e durante a aceleração.
Amortecimento
Óleo mais espesso (amortecimento mais duro) faz o carro mais estável, e fá-lo mais suave de lidar.
Isso também faz o carro saltar e aterrar melhor.
Se o amortecimento estiver muito duro, a tracção pode ser perdida nas partes mais acidentadas.
Amortecimento mais mole (e molas) é melhor para lombas mais rasas e onduladas.
Faz também o carro reagir mais rapidamente.
O amortecimento deve sempre ser adaptado ao rácio das molas; a suspensão nunca deve ficar muito "saltitona" ou muito lenta.
Frente mais dura
O raio de viragem é mais amplo, mas mais suave. O carro não afunda de repente.
O carro é mais fácil de guiar, e a direcção a alta velocidade é melhor.
Frente mais macia
A direcção reage mais rapidamente.
Mais e melhor direcção a baixa velocidade.
Traseira mais dura
A direcção fica mais rápida e com mais resposta, enquanto a traseira se mantém relativamente estável.
Traseira mais macia
É mais fácil de guiar, o carro pode ser "atirado" para as curvas.
Mais tracção traseira enquanto se acelera.
Se um dos lados do carro tem o amortecimento ligeiramente mais duro que o outro, então esse lado vai ter uma tracção mais consistente e ser mais estável durante as curvas e à saída das mesmas.
Um carro com o amortecimento traseiro ligeiramente mais duro, ou com a frente ligeiramente mais macia vai ser mais estável a curvar, em lombas ou partes mais sinuosas. Não se vai fazer sentir "delicado" por nada.
Caster
Mais
Mais caster ajuda na estabilidade, e a condução nas zonas mais sinuosas.
Menos
Menos caster aumenta drasticamente a direcção.
A direcção fica mais directa, o carro curva mais e mais rápido.
Altura ao solo
Mais alto
O carro fica melhor nas lombas e salta melhor.
Pode ficar instável, ou mesmo capotar em condições de maior tracção.
Mais baixo
O carro fica mais preciso, e pode potencialmente curvar um pouco mais rápido.
É também mais difícil de capotar.
Baixar um dos lados do carro, ou colocar o outro mais alto, dá um pouco mais de tracção ao lado mais baixo, mas tente evitar diferenças grandes de altura entre a frente e a traseira.
Distância entre eixos
Mais curta
Uma distância entre eixos mais curta torna o carro mais ágil e bom em curvas mais apertadas.
Isto é boa ideia para pistas mais curtas e apertadas, sem grandes saltos ou lombas.
Mais longa
O carro torna-se muito mais estável, e melhor em curvas amplas e rápidas.
Isto é bom em pistas amplas (mais abertas).
Por Merlot , traduzido por Spikie em E-Modelismo
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