se tivermos forçado a entrada muito e ele estiver preso e não o conseguirmos tirar à mão, podemos usar uma caneta de plastico, com a tampa claro, e pomos uma ponta no pistão e depois damos umas pancadinhas para ele desprender.
não é preciso forçar em demasia a entrada do piston para vermos até onde sobe, se o piston ficar a 5mm do topo da camisa, então o conjunto está como novo ou em muito bom estado.

Se o piston ficar a apenas 2mm do topo da camisa, então ele está a entregar a alma ao criador, nesta altura podemos retirar uma das anilhas da subcolassa, de modo a podermos ainda retirar algum rendimento do motor.

Se o pistão já ultrapassou o topo da camisa então é como se morto estivesse, mesmo sem anilhas já pouco ou nada ele faz, é capaz de andar ainda, mas ao fim de meia pista o motor para, aquece, dilata e não tem compressão para que ele ande. acontece também muita vez estar em cima da mesa de arranque e aceleramos e o motor trabalha muito bem, as rodas giram a alta velocidade, pomos o carro no chao e assim que aceleramos o motor cala-se. já não consegue ter força para poder puxar pelo carro.

um outro método para vermos o estado do conjunto, é com a subculassa colocada na camisa com as anilhas que temos montadas no motor e com a vela. empurramos o piston para dentro da camisa, sem forçar.
e entrar apenas 1mm então está tudo ok, é montar e andar, se entar mais de 5mm então o conjunto já não se encontra em condições, se praticamente nem o conseguimos forçar a entrar, o conjunto está em muito bom estado!

BeEmBer em E-modelismo
Sem comentários:
Enviar um comentário