Photobucket

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Básico das Baterias Li-pos


As baterias li-pos ( polímeros de lítio ) estão na moda , tem vindo a sofrer uma grande evolução e cada vez estão mais económicas ,tem crescido a par dos motores brushless  e estão sem duvida cotadas actualmente como sendo as melhores para uso em modelos telecomandados , tem mais do dobro da capacidade das baterias convencionais com metade do peso, em primeiro lugar devemos falar de segurança , estas baterias devem ser carregadas apenas em carregadores com capacidade para o efeito ,  o carregamento deve ser monitorizado permanentemente , nunca devem ser carregadas a mais de 4,2v por célula e quando utilizadas nunca se deve permitir que baixem dos 3,0V por célula , fora desta janela entre os 3,0-4,2v há perigo de danificar as li-pos irremediavelmente havendo inclusive um risco significativo de fogo , assim sendo as li-pos devem ser sempre carregadas e armazenadas em sacos anti-fogo disponíveis no Ebay por exemplo por muito baixo preço .

Falando ainda do carregamento , este deve ser feito num carregador para li-pos com balanceador , este permite que as diferentes células sejam carregadas com a mesma capacidade garantindo assim que a descarga vai ser semelhante nas várias células da bateria , existem vários carregadores no mercado com preços para todas as bolsas , a qualidade é fundamental mas é necessário ter atenção que muitos dos carregadores de marca e de preço elevado mais não são do que cópias de algumas marcas de carregadores que tem efectivamente qualidade "made in china" e que custam um 1/4 do preço dos outros.
Cada célula de uma li-po tem 3,7v em comparação com as células tradicionais de NiMh que são apenas de 1,2v , isto quer dizer que com apenas 2 células li-po obtemos uma voltagem ligeiramente superior a 6 células NiMh , a terminologia tambem aqui é diferente ,  vai notar que na maioria das lipos está escrito LiPo 2S, 3S, 4S, 5S , 6S. O "S" representa a série e se traduz em 7.4volts = 2S, 3S 11.1volts =, 4S = 14,8 volts, 5S = 18.5volts e 6S = 22.2volts ,também verá "P" que se refere a ligação em paralelo das células, as células ligadas em paralelo, não aumentam a voltagem mas apenas a capacidade , uma li-po 5s4p significa que tem 5 celulas num circuito em série e 4 celúlas em circuito paralelo.  
Outra coisa que vai aparecer é o "C" que é muito importante, vamos olhar para uma bateria de 5000mah 3S 11.1V LiPo. As especificações para esta bateria, são  20C constantes , 30C de pico . O que isto traduz é: 100 amperes constantes , 150 de pico.
Para obter estes valores , basicamente deve multiplicar o "C" pelos mah e de seguida, dividir por 1000.

Ainda em relação ao carregamento as Li-pos devem ser carregadas a 1C , ou seja um pack de 5000mah deve ser carregado a 5A .

Para terminar, dizer apenas nos carros eléctricos com variador brushless podem-se usar baterias 2s a 6s conforme as especificações do variador, o próprio variador tem um BEC que fornece 5-6v ao servo através do receptor , com um variador para motores de escovas normalmente apenas são permitidos 2s que dá uma voltagem de 7,4v semelhante aos 7,2v das 6 células nimh.
Num carro a combustão utilizam-se packs de baterias nimh de 6v mas quando se pensa em usar li-pos o minimo que conseguimos ter  são 7,4v com uma li-po 2s , a maior parte dos servos não tolera essa voltagem pelo que temos que usar obrigatóriamente um regulador de voltagem , um UBEC/BEC , estes dispositivos são ligados a li-po e ao receptor fornecendo apenas 6v aos servos podendo-se usar li-pos de várias voltagem dependendo das especificações do aparelho mas normalmente utilizam-se as li-pos de 7,4v do tamanho de um pack de 6v nimh .

Sem comentários:

Enviar um comentário