Photobucket

sábado, 26 de setembro de 2009

ABC do Automodelismo



Se veio aqui parar de para-quedas e não percebe nada de automodelismo telecomandado este tutorial é para si , em termos simples tenta-se explicar as opções disponíveis no mercado e os componentes básicos dos carros , é mesmo o ABC do modelismo e nada mais .

Para começar há que ter a noção que há 3 categorias fundamentais no que respeita á fonte de energia utilizada para fazer andar os carros , há carros a combustão , eléctricos e a gasolina , depois há carros para todo terreno e carros para pista de asfalto.

A combustão
Chassis com motores movidos a mistura de nitrometano , só dísponivel em lojas de modelismo, custa cerca de 10 euros o litro em média e temos várias opções.

De Todo-Terreno
  • 1/8 - é a escala mais popular , os buggys 1/8 TT , chassis rápidos , resistentes com motores .21,são a principal escala de competição no nosso país , mas há também os truggys , que tem os buggys como base mas mais compridos , mais largos e rodas maiores com motores normalmente .28, são mais fãceis e estáveis de conduzir do que os buugys em termos gerais , ambos tem transmissão integral feita por cardans e 3 diferenciais de planetários (noutros casos torsen ) que permitem usar oleos de diferentes viscosidades.


  • 1/10 - são trucks ,stadium trucks ou short course trucks , carros mais pequenos normalmente de tracção traseira com motores .15 ou .18 mas há tambem monsters trucks considerados escala 1/10 com tracção integral , são carros muito divertidos mas dificeis de afinar para correr.






  • 1/12 - as escalas mais pequenas com motores a combustão , com muito bom desempenho para o tamanho , normalmente equipadas com motores .12 


 De pista
  • 1/8 - a classe rainha do modelismo de velocidade , carros extramente rápidos que podem ser utilizados apenas em pistas próprias de modelismo , motores .21 , sempre com duas velocidades com tracção integral feita por correias e normalmente tem diferencial traseiro bloqueado e one way a frente , confuso ? não vale a pena explicar mais agora :-) , os pneus são para tempo seco sempre de espuma , há várias durezas e os pneus traseiros são consideravelmente mais largos que os da frente.

  • 1/10 - são os chamados 200mm ( medida da largura da carroçaria ) , carros muito rápidos , usam motores .12 com duas velocidades , normalmente os carros mais competitivos tem transmissão por correias mas há modelos com cardans , os pneus são de espuma , há diversas durezas para se adequar ao piso e tempo meteorólogico, é uma belissima escala para se começar em carros de pista .

  • Rally game - ao contrário do que o nome indica são carros de pista , escala 1/8 que podem ter na sua origem um buggy 1/8 ou serem concebidos de origem para o efeito , são carros de transmissão integral por cardans ou correias podendo ter 2 ou 3 diferenciais e normalmente com 2 velocidades , motores .21



Eléctricos
Chassis movido a motor eléctrico tendo como fonte de alimentação uma bateria NIMH , Li-po ou A123

Todo-terreno

1/8 - uma escala muito na moda nos dias que correm desde o desenvolvimento que sofreram os motores brushless , carros mecanicamente iguais aos buggy 1/8 devidamente adaptados para trabalhar com motores electricos , devido a sua motorização são carros com um binário fenomenal e capazes de competir de igual forma com os buggys a combustão , baixas incriveis e altas impressionantes , o limite é o que o carro aguentar .



1/10 - são buggys , trucks , stadium trucks ou short course truck , carros mais pequenos normalmente de tracção traseira mas há tambem monsters trucks considerados escala 1/10 com tracção integral , normalmente os buggys são mais sensiveis a nível de setup e mais complicados de conduzir.



1/16 e 1/18 - são carros mais pequenos , muito divertidos com tracção traseira ou integral , é uma optima escala para brincar num pequeno terreno com a facilidade de se poder fazer um pista sem grande trabalho.



Rock Crawler - é uma categoria com sucesso muito recente e que tem atraido muitos adeptos , trata-se de carros de trial capazes de subir grandes inclinações e ultrapassar obstáculos incríveis , necessitam de ser quase sempre preparados para se obter uma boa performance , atingem velocidades muito reduzidas mas tem motores com um torque absolutamente estúpido , é uma escala que praticamente não exige manutenção em comparação com qualquer uma das outras escalas .









1/28 - Carros do tamanho da palma da mão com muito bom comportamento especialmente em pistas indoor realizadas para o efeito com obstáculos artificiais , muito divertido , muitos upgrades e dá para andar em casa .

De pista 


1/10 - tambem chamados de 190mm (largura da carroçaria) , é uma escala que também tem evoluído muito com os novos motores brushless e baterias li-po , são carros com transmissão integral , com transmissão por correias mas tambem pode ser feita com cardans , o diferencial traseiro normalmente é de esferas mas pode ser de planetários , a frente pode ser one way , pode ser spool / bloqueado ou de esferas , são carros muito rápidos com o motor adequado e que estão ao nível dos 200mm a combustão , os pneus são em borracha e utilizam-se normalmente com aditivo .




Pro-10 e World GT series - são chassis de tracção traseira , muito simples que atingem facilmente velocidades estonteantes com motores pouco rotativos, são chassis apenas com um diferencial de esferas traseiro , a escolha dos pneus é determinante assim como todo o setup do carro , tem uma condução muito delicada e são carros com melhor desempenho em alcatifa ou asfalto muito limpo e liso.


1/12 - é uma escala praticamente especifica para pistas em alcatifa , muito semelhante aos pro10 com tracção traseira e um único diferencial , muito rápidos


1/28 - Carros na palma da mão , chassis muito pequenos , muito rápidos e uma boa escola para a modalidade , tem montes de upgrades no mercado e são chassis de pista indoor com muitos adeptos .



A gasolina
Chassis movidos a gasolina utilizada nos carros 1/1 misturada com uma % de oleo, , são normalmente escala 1/5 e 1/6 , escalas enormes com motores de 23-26cc , condução muito realista , material resistente mas atingem velocidades menores que a escala 1/8 , existem na categoria de todo o terreno e pista




Componentes de um carro a combustão


  1. Servo de direcção 
  2. Servo de acelerador / travão 
  3. Receptor ( neste caso dentro da caixa ) 
  4. Pack de bateria ( também dentro da caixa)
  5. Filtro de ar 
  6. Motor 
  7. Escape ou panela  
  8. Curva ou colector 

Componentes de um carro eléctrico



  1. Motor eléctrico
  2. Receptor
  3. Bateria Nimh 7,2v ou li-po de 7,4v 
  4. Servo de direcção
  5. Variador electrónico de velocidade


Num carro eléctrico temos apenas um servo (4) para controlar a direcção , esse servo liga-se ao receptor (2) que comunica com o comando (1) , quando o piloto faz rodar o volante do comando ou rádio este comunica com o receptor que manda o servo rodar e por sua vez virar a direcção , no carro electrico o que faz acelerar e travar o carro é o variador electrónico (3) , da mesma forma quando o piloto carrega no gatilho para acelerar , o rádio comunica com o receptor que ordena ao variador que faça acelerar o motor ou travar conforme a instrução .

No carro a combustão igualmente um receptor e uma bateria que alimenta os servos , temos também um servo de direcção que funciona da mesma forma mas em vez de termos um variador electronico e um motor , temos um servo e um motor , aqui este segundo servo é denominado servo de travão / acelerador e é montado no carro de forma a que quando o piloto acelera no rádio , este comunica com receptor que ordena o movimento do servo de forma a abrir o carburador do motor ou no caso de se travar fechar o carburador .

Agora que já sabe como as coisas funcionam ou pelo menos tem uma ideia vaga :-) , vem a pergunta óbvia , o que preciso então de comprar ?? , devo lembrar antes que tudo que é um hobby caro , gasta-se muito dinheiro mesmo em lazer ,  existem no mercado modelos RTR ( ready to run ) que trazem quase tudo o que precisa , o problema é que estes modelos normalmente não tem grande qualidade , resistencia ou performance , no entanto um RTR pode ser uma boa opção , mais económica para iniciar o hobby mas tente informar-se sempre antes de comprar já que há chassis mesmo muito maus e outros que tem já uma qualidade razoável.

Num carro eléctrico vamos precisar :

  1. chassis com carroçaria
  2. um servo
  3. rádio e receptor
  4. variador
  5. motor
  6. algumas baterias
  7. um carregador decente para as baterias 
No carro a combustão vamos precisar :
  1. chassis com carroçaria
  2. dois servos
  3. radio e receptor
  4. motor 
  5. escape com curva
  6. mesa de arranque com bateria  / roto start / faniqueira
  7. cachimbo de vela 
  8. pack de bateria
  9. carregador para cahimbo e pack de bateria
  10. chave de velas
Reunir este material todo requer alguma sabedoria e cada item deve ser escolhido baseado em critérios que não fazem parte deste post mas toda essa informação está ditribuida no blog ainda com algumas lacunas que serão tratadas à medida que o tempo o permitir, esperando ter sido util ... e sejam bem-vindos a este maravilhoso mundo do automodelismo .

1 comentário:

  1. Olá! achei muito interessante seu site, e crio artesanalmente modelos em escala 1:5 e 1:6 de carros. Dou preferência a modelos que não existem ou que podem ser conceitos, já tenho dois modelos prontos em escala 1:6
    1. Chevette GPIII na cor cinza em escala 1:6
    2. DG-1 - uma mistura de Mustang com Deleream em escala 1:6
    este dois não estão a venda, mas desenvolvo qualquer modelo em escala para colecionador. tudo manual, e o tempo que levo para criação é de 30 a 40 dias que fica pronto para entrega.

    ResponderEliminar