Se veio aqui parar de para-quedas e não percebe nada de automodelismo telecomandado este tutorial é para si , em termos simples tenta-se explicar as opções disponíveis no mercado e os componentes básicos dos carros , é mesmo o ABC do modelismo e nada mais .
Para começar há que ter a noção que há 3 categorias fundamentais no que respeita á fonte de energia utilizada para fazer andar os carros , há carros a combustão , eléctricos e a gasolina , depois há carros para todo terreno e carros para pista de asfalto.
A combustão
Chassis com motores movidos a mistura de nitrometano , só dísponivel em lojas de modelismo, custa cerca de 10 euros o litro em média e temos várias opções.De Todo-Terreno
- 1/8 - é a escala mais popular , os buggys 1/8 TT , chassis rápidos , resistentes com motores .21,são a principal escala de competição no nosso país , mas há também os truggys , que tem os buggys como base mas mais compridos , mais largos e rodas maiores com motores normalmente .28, são mais fãceis e estáveis de conduzir do que os buugys em termos gerais , ambos tem transmissão integral feita por cardans e 3 diferenciais de planetários (noutros casos torsen ) que permitem usar oleos de diferentes viscosidades.
- 1/10 - são trucks ,stadium trucks ou short course trucks , carros mais pequenos normalmente de tracção traseira com motores .15 ou .18 mas há tambem monsters trucks considerados escala 1/10 com tracção integral , são carros muito divertidos mas dificeis de afinar para correr.
- 1/12 - as escalas mais pequenas com motores a combustão , com muito bom desempenho para o tamanho , normalmente equipadas com motores .12
De pista
- 1/8 - a classe rainha do modelismo de velocidade , carros extramente rápidos que podem ser utilizados apenas em pistas próprias de modelismo , motores .21 , sempre com duas velocidades com tracção integral feita por correias e normalmente tem diferencial traseiro bloqueado e one way a frente , confuso ? não vale a pena explicar mais agora :-) , os pneus são para tempo seco sempre de espuma , há várias durezas e os pneus traseiros são consideravelmente mais largos que os da frente.
- 1/10 - são os chamados 200mm ( medida da largura da carroçaria ) , carros muito rápidos , usam motores .12 com duas velocidades , normalmente os carros mais competitivos tem transmissão por correias mas há modelos com cardans , os pneus são de espuma , há diversas durezas para se adequar ao piso e tempo meteorólogico, é uma belissima escala para se começar em carros de pista .
- Rally game - ao contrário do que o nome indica são carros de pista , escala 1/8 que podem ter na sua origem um buggy 1/8 ou serem concebidos de origem para o efeito , são carros de transmissão integral por cardans ou correias podendo ter 2 ou 3 diferenciais e normalmente com 2 velocidades , motores .21
Eléctricos
Chassis movido a motor eléctrico tendo como fonte de alimentação uma bateria NIMH , Li-po ou A123Todo-terreno
1/8 - uma escala muito na moda nos dias que correm desde o desenvolvimento que sofreram os motores brushless , carros mecanicamente iguais aos buggy 1/8 devidamente adaptados para trabalhar com motores electricos , devido a sua motorização são carros com um binário fenomenal e capazes de competir de igual forma com os buggys a combustão , baixas incriveis e altas impressionantes , o limite é o que o carro aguentar .
1/10 - são buggys , trucks , stadium trucks ou short course truck , carros mais pequenos normalmente de tracção traseira mas há tambem monsters trucks considerados escala 1/10 com tracção integral , normalmente os buggys são mais sensiveis a nível de setup e mais complicados de conduzir.
1/16 e 1/18 - são carros mais pequenos , muito divertidos com tracção traseira ou integral , é uma optima escala para brincar num pequeno terreno com a facilidade de se poder fazer um pista sem grande trabalho.
Rock Crawler - é uma categoria com sucesso muito recente e que tem atraido muitos adeptos , trata-se de carros de trial capazes de subir grandes inclinações e ultrapassar obstáculos incríveis , necessitam de ser quase sempre preparados para se obter uma boa performance , atingem velocidades muito reduzidas mas tem motores com um torque absolutamente estúpido , é uma escala que praticamente não exige manutenção em comparação com qualquer uma das outras escalas .
1/28 - Carros do tamanho da palma da mão com muito bom comportamento especialmente em pistas indoor realizadas para o efeito com obstáculos artificiais , muito divertido , muitos upgrades e dá para andar em casa .
1/10 - são buggys , trucks , stadium trucks ou short course truck , carros mais pequenos normalmente de tracção traseira mas há tambem monsters trucks considerados escala 1/10 com tracção integral , normalmente os buggys são mais sensiveis a nível de setup e mais complicados de conduzir.
1/16 e 1/18 - são carros mais pequenos , muito divertidos com tracção traseira ou integral , é uma optima escala para brincar num pequeno terreno com a facilidade de se poder fazer um pista sem grande trabalho.
Rock Crawler - é uma categoria com sucesso muito recente e que tem atraido muitos adeptos , trata-se de carros de trial capazes de subir grandes inclinações e ultrapassar obstáculos incríveis , necessitam de ser quase sempre preparados para se obter uma boa performance , atingem velocidades muito reduzidas mas tem motores com um torque absolutamente estúpido , é uma escala que praticamente não exige manutenção em comparação com qualquer uma das outras escalas .
1/28 - Carros do tamanho da palma da mão com muito bom comportamento especialmente em pistas indoor realizadas para o efeito com obstáculos artificiais , muito divertido , muitos upgrades e dá para andar em casa .
De pista
1/10 - tambem chamados de 190mm (largura da carroçaria) , é uma escala que também tem evoluído muito com os novos motores brushless e baterias li-po , são carros com transmissão integral , com transmissão por correias mas tambem pode ser feita com cardans , o diferencial traseiro normalmente é de esferas mas pode ser de planetários , a frente pode ser one way , pode ser spool / bloqueado ou de esferas , são carros muito rápidos com o motor adequado e que estão ao nível dos 200mm a combustão , os pneus são em borracha e utilizam-se normalmente com aditivo .
Pro-10 e World GT series - são chassis de tracção traseira , muito simples que atingem facilmente velocidades estonteantes com motores pouco rotativos, são chassis apenas com um diferencial de esferas traseiro , a escolha dos pneus é determinante assim como todo o setup do carro , tem uma condução muito delicada e são carros com melhor desempenho em alcatifa ou asfalto muito limpo e liso.
1/12 - é uma escala praticamente especifica para pistas em alcatifa , muito semelhante aos pro10 com tracção traseira e um único diferencial , muito rápidos
1/28 - Carros na palma da mão , chassis muito pequenos , muito rápidos e uma boa escola para a modalidade , tem montes de upgrades no mercado e são chassis de pista indoor com muitos adeptos .
1/10 - tambem chamados de 190mm (largura da carroçaria) , é uma escala que também tem evoluído muito com os novos motores brushless e baterias li-po , são carros com transmissão integral , com transmissão por correias mas tambem pode ser feita com cardans , o diferencial traseiro normalmente é de esferas mas pode ser de planetários , a frente pode ser one way , pode ser spool / bloqueado ou de esferas , são carros muito rápidos com o motor adequado e que estão ao nível dos 200mm a combustão , os pneus são em borracha e utilizam-se normalmente com aditivo .
Pro-10 e World GT series - são chassis de tracção traseira , muito simples que atingem facilmente velocidades estonteantes com motores pouco rotativos, são chassis apenas com um diferencial de esferas traseiro , a escolha dos pneus é determinante assim como todo o setup do carro , tem uma condução muito delicada e são carros com melhor desempenho em alcatifa ou asfalto muito limpo e liso.
1/12 - é uma escala praticamente especifica para pistas em alcatifa , muito semelhante aos pro10 com tracção traseira e um único diferencial , muito rápidos
1/28 - Carros na palma da mão , chassis muito pequenos , muito rápidos e uma boa escola para a modalidade , tem montes de upgrades no mercado e são chassis de pista indoor com muitos adeptos .
A gasolina
Chassis movidos a gasolina utilizada nos carros 1/1 misturada com uma % de oleo, , são normalmente escala 1/5 e 1/6 , escalas enormes com motores de 23-26cc , condução muito realista , material resistente mas atingem velocidades menores que a escala 1/8 , existem na categoria de todo o terreno e pistaComponentes de um carro a combustão
- Servo de direcção
- Servo de acelerador / travão
- Receptor ( neste caso dentro da caixa )
- Pack de bateria ( também dentro da caixa)
- Filtro de ar
- Motor
- Escape ou panela
- Curva ou colector
Componentes de um carro eléctrico
- Motor eléctrico
- Receptor
- Bateria Nimh 7,2v ou li-po de 7,4v
- Servo de direcção
- Variador electrónico de velocidade
Num carro eléctrico temos apenas um servo (4) para controlar a direcção , esse servo liga-se ao receptor (2) que comunica com o comando (1) , quando o piloto faz rodar o volante do comando ou rádio este comunica com o receptor que manda o servo rodar e por sua vez virar a direcção , no carro electrico o que faz acelerar e travar o carro é o variador electrónico (3) , da mesma forma quando o piloto carrega no gatilho para acelerar , o rádio comunica com o receptor que ordena ao variador que faça acelerar o motor ou travar conforme a instrução .
No carro a combustão igualmente um receptor e uma bateria que alimenta os servos , temos também um servo de direcção que funciona da mesma forma mas em vez de termos um variador electronico e um motor , temos um servo e um motor , aqui este segundo servo é denominado servo de travão / acelerador e é montado no carro de forma a que quando o piloto acelera no rádio , este comunica com receptor que ordena o movimento do servo de forma a abrir o carburador do motor ou no caso de se travar fechar o carburador .
Agora que já sabe como as coisas funcionam ou pelo menos tem uma ideia vaga :-) , vem a pergunta óbvia , o que preciso então de comprar ?? , devo lembrar antes que tudo que é um hobby caro , gasta-se muito dinheiro mesmo em lazer , existem no mercado modelos RTR ( ready to run ) que trazem quase tudo o que precisa , o problema é que estes modelos normalmente não tem grande qualidade , resistencia ou performance , no entanto um RTR pode ser uma boa opção , mais económica para iniciar o hobby mas tente informar-se sempre antes de comprar já que há chassis mesmo muito maus e outros que tem já uma qualidade razoável.
Num carro eléctrico vamos precisar :
- chassis com carroçaria
- um servo
- rádio e receptor
- variador
- motor
- algumas baterias
- um carregador decente para as baterias
No carro a combustão vamos precisar :
- chassis com carroçaria
- dois servos
- radio e receptor
- motor
- escape com curva
- mesa de arranque com bateria / roto start / faniqueira
- cachimbo de vela
- pack de bateria
- carregador para cahimbo e pack de bateria
- chave de velas
Reunir este material todo requer alguma sabedoria e cada item deve ser escolhido baseado em critérios que não fazem parte deste post mas toda essa informação está ditribuida no blog ainda com algumas lacunas que serão tratadas à medida que o tempo o permitir, esperando ter sido util ... e sejam bem-vindos a este maravilhoso mundo do automodelismo .





























Olá! achei muito interessante seu site, e crio artesanalmente modelos em escala 1:5 e 1:6 de carros. Dou preferência a modelos que não existem ou que podem ser conceitos, já tenho dois modelos prontos em escala 1:6
ResponderEliminar1. Chevette GPIII na cor cinza em escala 1:6
2. DG-1 - uma mistura de Mustang com Deleream em escala 1:6
este dois não estão a venda, mas desenvolvo qualquer modelo em escala para colecionador. tudo manual, e o tempo que levo para criação é de 30 a 40 dias que fica pronto para entrega.